home

Norte do país com mais 230 camas de internamento

Norte do país com mais 230 camas de internamento

A região Norte vai dispor de mais 230 camas de internamento para reforçar as respostas do SNS. O anúncio foi feito esta segunda-feira, em Vila Verde, distrito de Braga, pela ministra da Saúde.

Notícia publicada por:

Norte do país com mais 230 camas de internamento

O Governo vai abrir mais 230 camas de internamento no Norte do país através da “reorganização” de serviços e adaptação de espaços, o que revela “o esforço” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “em cada um dos seus núcleos, em cada uma das suas instituições” por forma a “ampliar as suas respostas”, disse Marta Temido, durante a cerimónia de assinatura de acordos com 10 Santas Casa da Misericórdia, presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

A ministra referiu que o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa terá disponíveis mais nove camas de cuidados intensivos, “fruto de uma reorganização que fez”, acrescentando que “o Centro Hospitalar de Entre o Douro e o Vouga tem a decorrer uma adaptação de um antigo refeitório, que estará pronta esta quarta-feira e que terá mais uma unidade de cuidados intensivos, e Vila nova de Gaia Espinho terá mais 28 camas de cuidados intensivos até ao final deste mês”.

Marta Temido avançou, ainda, que mais de 200 camas vão estar disponíveis em Lousada e, também, na Póvoa de Lanhoso, onde 40 camas vão estar disponíveis já “esta semana”.

Para a governante, “estes são exemplos do que é o esforço de adaptação contínua para responder às necessidades dos portugueses”, deixando, contudo, o alerta de “que ninguém pense que isto é fácil ou que vai ser fácil enfrentar tudo aquilo que temos pela frente, pois não é”.

Os documentos agora assinados procedem à revisão de oito dos acordos estabelecidos em 2011 com aquelas instituições e estabelecem dois novos acordos com a duração “até ao final de 2021”.

Conforme sublinhou a ministra da Saúde, estes acordos têm a particularidade “de os médicos de família diferenciarem diretamente os utentes para estas unidades”, disse marta Temido.