home

José Luís Carneiro destaca “avanços” e esforço de diálogo “construtivo” à esquerda

José Luís Carneiro destaca “avanços” e esforço de diálogo “construtivo” à esquerda

O Secretário-geral adjunto socialista, José Luís Carneiro, realçou hoje a existência de “avanços construtivos” em várias das matérias centrais que estão a ser discutidas com os partidos da esquerda parlamentar e o PAN, no âmbito das negociações sobre o Orçamento do Estado para 2021, sublinhando, neste capítulo, o esforço de diálogo que tem sido assumido pelo Governo.
PS tem projeto sólido e reconhecido para Lisboa em contraste com a “coligação de necessidade” à direita

“As negociações têm vindo a decorrer construtivamente. Há aproximações possíveis, nomeadamente na intensidade e no volume de recursos em áreas centrais do Orçamento, em relação ao Serviço Nacional de Saúde, políticas sociais e matérias ambientais”, assinalou o ‘número dois’ do PS, na sua intervenção no programa ‘Casa Comum’ da Rádio Renascença.

“De ontem para hoje [quarta-feira], houve avanços construtivos”, reforçou o dirigente socialista, especificando que essa “aproximação”, em matérias de políticas de saúde, sociais e ambientais “terá a ver, fundamentalmente, com o volume financeiro destinado a determinadas medidas”. 

Em cima da mesa de negociações com BE, PCP, PEV e PAN, com vista a um acordo para a viabilização da proposta de Orçamento do Estado, o Executivo já fez saber constarem, por sua iniciativa, a proposta de alargamento do acesso à nova prestação social, um calendário para a contratação de mais 4.200 profissionais de saúde, assim como outras propostas em matéria ambiental ou dirigidas à administração pública.

Já em relação ao tema do Novo Banco, José Luís Carneiro reafirmou que se trata de uma “não-questão”, recordando que não está sequer prevista no Orçamento do Estado para 2021, tendo o Governo garantido que não haverá qualquer montante do Estado transferido para o Fundo de Resolução. “Essa questão está esclarecida desde o início”, enfatizou. 

A proposta de Orçamento do Estado para 2021, apresentada pelo Governo, será votada na generalidade pela Assembleia da república no dia 28 de outubro, estando marcada a votação final global, depois da apreciação na especialidade, para 27 de novembro.