fbpx

PS promove conferência digital “Portugal Seguro: Férias dos residentes no estrangeiro em tempo de pandemia”


O Partido Socialista promove na amanhã, 15 julho, às 12h00 de Lisboa, a conferência digital “Portugal Seguro: férias dos residentes no estrangeiro em tempo de pandemia”. Esta sessão é dirigida às comunidades portuguesas e tem como objetivo informar os portugueses residentes no estrangeiro sobre a situação real de Portugal no combate à pandemia convid-19.

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, irá fazer a intervenção de abertura no início da conferência, que será moderada pelo deputado eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco. Na sessão participam também portugueses residentes na Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, França, Reino Unido e Suíça, que irão transmitir a sua perspetiva sobre a situação da pandemia em Portugal e as condições de segurança que sentem no regresso a Portugal.

No painel, irão participar Daniel Soares, membro da comissão de estrangeiros em Bremerhaven, Alemanha; Rui Faria da Cunha, advogado e presidente da Câmara do Comércio Belgo-Portuguesa; Raúl Reis, fundador do jornal Bom Dia, no Luxemburgo; Luísa Semedo, professora universitária e conselheira das Comunidades Portuguesas em França; Nathalie Oliveira, dirigente do PS francês e português, Rita Pinho, policy advisor na Policy Adviser Impact Unit, na University College, em Londres; e António Cunha, Professor honorário da Universidade de Lausanne e dirigente associativo, na Suíça.

“O objetivo principal é debater a vinda de férias a Portugal dos portugueses residentes no estrangeiro, numa altura em que há muita desinformação e perceções erradas sobre as condições sanitárias em Portugal. Devido à forma distorcida como chega a informação sobre a situação no país, muitos portugueses estão a ser penalizados nas suas opções de férias, optando por adiar ou mesmo anular a sua ida a Portugal, ficando assim privados de um direito. Iremos também abordar a questão da elaboração de listas que incluem uns países e excluem outros, contribuindo ainda mais para a desinformação e medos infundados”, explica o deputado Paulo Pisco.

A conferência será transmitida no Facebook do PS a partir das 12h00 de Lisboa e Londres, 13h00 nos restantes países da União Europeia.