home

PS promove Diálogos Digitais com as Comunidades Portuguesas

PS promove Diálogos Digitais com as Comunidades Portuguesas

A partir do próximo fim-de-semana, o Partido Socialista promove um ciclo de Diálogos Digitais com as Comunidades Portuguesas. As primeiras duas sessões serão dedicadas ao tema “Os Efeitos da Pandemia nas Comunidades Portuguesas” e contam com a participação de portugueses residentes em oito países diferentes na Europa e seis fora da Europa para analisar a situação. Participam ainda nas sessões a Secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, o Secretário-geral Adjunto do PS, José Luís Carneiro, e os deputados eleitos pelos círculos da emigração, Paulo Pisco e Paulo Porto.

“O confinamento e a quase paralisação da atividade económica, com o encerramento de empresas e a perda de empregos, têm tido consequências sociais junto das comunidades portuguesas, que nesta fase nem sequer se podem socorrer do movimento associativo, que sempre teve um importante papel de ajuda e solidariedade entre os portugueses residentes no estrangeiro”, sublinha José Luís Carneiro.

As sessões digitais realizam-se no próximo sábado (Europa 10h00 de Lisboa) e domingo (fora da Europa, 14h00 de Lisboa) e serão transmitidas através do Facebook do Partido Socialista. Os intervenientes da Europa vivem na Alemanha, Andorra, Bélgica, França, Luxemburgo, Noruega, Suíça e Reino Unido. Na sessão de domingo, participam portugueses que residem fora da Europa, nomeadamente na África do Sul, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Macau e Venezuela.

“A ação dos postos consulares e das organizações de apoio social como as misericórdias, a Cáritas, as missões católicas ou algumas associações, são essenciais para minimizar os efeitos da crise em termos económicos e sociais junto das comunidades que importa igualmente pôr em evidência”, afirma o Secretário-geral adjunto do PS.

Esta é a primeira edição da iniciativa “Diálogos Digitais com as Comunidades”, estando previstas outras a realizar posteriormente em data a anunciar com representantes da cultura, das empresas, do associativismo, das mulheres, dos jovens, da política.