home

António Costa destaca dimensão da língua portuguesa como “instrumento privilegiado” de globalização

António Costa destaca dimensão da língua portuguesa como “instrumento privilegiado” de globalização

O primeiro-ministro, António Costa, assinalou esta terça-feira, 5 de maio, o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, considerando que o seu reconhecimento, pela UNESCO, consolida o português como uma “língua para o futuro” e um “instrumento privilegiado” da globalização.
António Costa destaca dimensão da língua portuguesa como “instrumento privilegiado” de globalização

“Fruto dos descobrimentos, mestiçou-se com outras línguas do mundo. Mas é também uma língua para o futuro, servindo de instrumento privilegiado para a globalização dos nossos dias”, disse António Costa, numa mensagem alusiva à data, notando que o português é a quarta língua mais falada no mundo.

A mensagem do chefe do Governo português integra a cerimónia ‘online’ que hoje assinala o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, juntando mais de duas dezenas de personalidades lusófonas de diferentes áreas, entre as quais a política, as letras, a música ou o desporto

Citando estimativas que apontam para que o português atinja 380 milhões de falantes em 2050 e quase 500 milhões no final do século, António Costa destacou o potencial de um idioma que é já hoje falado por mais de 260 milhões de pessoas e língua oficial ou de trabalho de 32 organizações internacionais.

“O potencial económico é vasto, assume-se como um fator de competitividade, quer como língua de cultura e conhecimento, quer como língua de política e de negócios, quer ainda como importante veículo na internet e nas redes sociais”, destacou.

Para António Costa, “a dispersão geográfica da lusofonia, a diversidade cultural dos seus povos e a complementaridade das suas economias constitui uma força” num espaço onde a língua portuguesa “serve de ponte entre continentes”.

“A língua portuguesa é hoje a pátria de muitas pátrias porque é em português que se entendem e cooperam os países que a têm como idioma oficial”, afirmou.

António Guterres enaltece “justo reconhecimento”

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, associou-se também à efeméride, considerando que a proclamação pela UNESCO traduz “um justo reconhecimento” da relevância global da língua portuguesa.

“A proclamação do 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa é o justo reconhecimento da sua relevância global”, refere António Guterres, numa mensagem alusiva à data, hoje difundida.

O ex-primeiro-ministro português foi uma das personalidades lusófonas que participou na cerimónia ‘online’ que hoje assinalou o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Na mensagem, o líder das Nações Unidas destacou a diversidade e multiculturalidade da língua portuguesa, considerando que esta se enriquece “no dia-a-dia de vários povos de todos os continentes”.

“Assumindo um papel fundamental na mobilização do conhecimento, com uma presença cada vez mais visível em diversas facetas culturais, adicionando valor nas dinâmicas globais da economia, da ciência e das parcerias internacionais, o português é efetivamente uma língua de comunicação global”, disse.

Recordando que, enquanto primeiro-ministro de Portugal, foi um dos fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), António Guterres considerou que a “comunidade se tem aprofundado e fortalecido”, congregando um número cada vez maior de observadores associados.

“A CPLP é também a comunidade das pontes de língua portuguesa. Estou seguro que estas pontes continuaram a ser moldadas nos […] valores do multilateralismo efetivo e que o futuro da língua portuguesa continuará a ser moldado pela diversidade de todas as suas vozes”, sublinhou.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou, em novembro do ano passado, o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, mediante proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, o que representa cerca de 3,7% da população mundial, sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP e em Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de diversas organizações internacionais, entre as quais a União Europeia, a União Africana ou o Mercosul.