home

Saudação da CSS da CGTP-IN ao 1.º de Maio 2020

Saudação da CSS da CGTP-IN ao 1.º de Maio 2020

Pandemia e protecção da saúde e dos direitos dos trabalhadores com o PS a governar!

O1.º de Maio de 2020 ficará registado na História do Movimento Operário e Sindicalcomo aquele em que as comemorações se realizaram condicionadamente e sem aparticipação maciça de dezenas de milhares de trabalhadores devido ao risco dapandemia de COVID-19 e as inerentes medidas sanitárias para controlar ecombater o vírus.

Sea pandemia é circunstancial, efémera, e o 1º. de Maio é perene, a realidadecruel e verdadeira é que aquela pode matar e este representa confiança nofuturo.

E,tal como a Democracia não está suspensa em tempo de pandemia, também esta nãocondiciona os direitos e garantias dos trabalhadores – e o 1.º de Maiorepresenta exactamente que o combate incessante do passado se continua a realizarno presente e se projecta no futuro!

Neste1.º de Maio, a Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN saúda o Governo PS pela elevadae reconhecida capacidade e competência com que tem gerido esta crise sanitáriae económica, defendendo os interesses imediatos dos trabalhadores: a saúde, aeconomia e o emprego!

Apósos anos terríveis do governo da Direita, o anterior governo do PS, com as suaspolíticas progressistas, devolveu direitos sociais e laborais que tinham sidoretirados e criou novos direitos sociais, aumentou os rendimentos dostrabalhadores e reformados, recuperou a economia, aumentou o emprego e,consequentemente, fez baixar o desemprego, aumentar a receita fiscal, baixar odeficit e reduzir a divida.

Oactual Governo de António Costa está a enfrentar esta enorme crise sanitária, salvaguardando,em primeiro lugar, a saúde dos cidadãos, especialmente os mais frágeis e desprotegidose, seguidamente, a economia e os trabalhadores.

Osresultados desta adequada gestão da crise começam a surgir.

Asmedidas sanitárias controlaram a situação, com níveis de contágio e índices demortalidade em níveis relativamente baixos, mas com inevitáveis reflexosnegativos na economia, que se reflectiram directamente na existência de mais deum milhão de trabalhadores em LAY-OFF. Todavia, até ao momento, não severificou a destruição do tecido económico nem um desemprego maciço.

Seolharmos para a situação dos EUA ou do Brasil, por exemplo, seja na dimensãosanitária seja na económica, constataremos que António Costa está a procederpoliticamente da forma correcta!

Neste1.º de Maio, o surto pandémico ainda não passou. Contudo, nós conhecemos arealidade actual e sabemos o que é fundamental fazer neste momento.

Hápatrões sem escrúpulos que se estão a aproveitar da actual situação para atacardireitos e remunerações dos trabalhadores, aproveitando-se do LAY-OFF paraenganar os trabalhadores (e o Governo) – exigimosa rápida e exemplar sanção destes indivíduos!

AU.E. continua, até este momento e após cerca de dois meses de profunda crisepandémica e económica, enredada em debates intermináveis e sem tomar asdecisões financeiras que o grave momento impõe – exigimos que a U.E. assuma rapidamente as suas responsabilidades,criando eurobonds ou outras soluções financeiras semelhantes, para que aeconomia europeia recupere, a coesão social e regional não fraqueje e aconfiança no projecto europeu se restabeleça entre os cidadãos europeus!

ADireita neoliberal e conservadora e o poder económico, em Portugal, na Europa eno Mundo, a propósito da pandemia, irá tentar que a austeridade seja novamente estabelecida,para tentarem anular ou reduzir novamente os direitos sociais e laborais e osrendimentos dos trabalhadores e dos reformados, a exemplo do que já fizeram nacrise de 2008/9 – è necessário combatersem hesitações, com determinação e toda a confiança esta nova tentativa que aDireita neoliberal e conservadora está a preparar para, mais uma vez, fazerretroceder o Estado Social e a Justiça Social!

Neste1.º de Maio de 2020, a Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN considera queestas são as principais linhas de força que é necessário afirmar – só assim honramoso nosso passado, somos consequentes no presente e preparamos o nosso futuro!

VIVA O 1º. DE MAIO – A LUTACONTINUA!

O Secretariado Nacional daCSS/CGTP-IN

Lisboa.29.Abril.2020