home

PS elogia docentes que têm feito “das tripas coração”

PS elogia docentes que têm feito “das tripas coração”

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS Porfírio Silva assinalou hoje a importância dos professores e educadores no contexto de pandemia que vivemos, elogiando as escolas por se terem reinventado, não deixando os alunos sem ensino.

Notícia publicada por:

PS elogia docentes que têm feito “das tripas coração”

“Os professores têm feito das tripas coração para responder aos seus alunos, para não os deixar sozinhos, para não os deixar desligados, para não os deixar sem ensino, para não os deixar sem chão”, sublinhou o socialista durante o debate quinzenal, no Parlamento, com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

Porfírio Silva, que garantiu que todos os “portugueses têm dado uma extraordinária resposta a esta crise pandémica”, frisou que “a escola pública merece um destaque específico neste contexto”.

“As escolas reinventaram-se, fizeram das fraquezas forças”, congratulou-se.

O deputado socialista mencionou a educação à distância, que, “ao contrário do que muitos pensavam, é muito mais do que tecnologia, é saber fazer, é saber perceber as pessoas em concreto que estão naquela circunstância, é perceber as diferenças, é encontrar as soluções e modelá-las para cada momento”. “Foi a força das escolas quererem responder que permitiu que isto se fizesse”, assegurou.

Porfírio Silva deixou também um elogio ao trabalho que tem vindo a ser feito pelo Executivo liderado por António Costa: “A verdade é que o Governo tem feito também a sua parte. Foi a disponibilização das refeições escolares, foram as escolas abertas para acolhimento dos filhos dos profissionais de intervenção prioritária, foi a adaptação da avaliação às circunstâncias, pôr a avaliação ao serviço da aprendizagem e não o contrário, os concursos realizados em plataforma digital, as matrículas que serão feitas em plataforma digital, foi a aposta na educação à distância combinando vários recursos – o estudo em casa, os canais de vídeo na Internet, o trabalho por videoconferência, mas, claro, também outros meios desenvolvidos pelos professores”.

O parlamentar socialista admitiu que “as medidas tomadas não eliminaram as desigualdades”, mas deixou claro que “o agravamento das desigualdades teria sido muito pior se estas medidas não tivessem sido tomadas”.

“O Governo dar o rumo tem sido um fator fundamental também em termos de saúde pública nestes tempos”, apontou Porfírio Silva no final da sua intervenção.