home

Nota de Pesar pelo falecimento de Júlio Miranda Calha

Nota de Pesar pelo falecimento de Júlio Miranda Calha

Nota de pesar – Júlio Miranda Calha

Faleceu hoje em Lisboa, com 72 anos, Júlio Francisco Miranda Calha, fundador do Partido Socialista de Portalegre.

Dirigente Nacional do PS, Júlio Miranda Calha foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República entre 1976 e 2019. Foi Vice- Presidente da Assembleia da República, Presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional e da Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.

Como deputado, foi eleito para diversas organizações internacionais, de que se destaca a Assembleia Parlamentar da NATO, onde exerceu as funções de Vice-Presidente e de Presidente da Comissão de Segurança e Defesa.

Membro de vários governos, desempenhou funções como Secretário de Estado da Administração Regional e Local, Secretário de Estado do Desporto e ainda Secretário de Estado da Defesa Nacional.

A vida de Miranda Calha está profundamente ligada ao Distrito de Portalegre, de onde era natural, por onde foi eleito deputado e de que foi Governador Civil, tendo tido um papel fundamental no processo de transição e consolidação democrática.

Miranda Calha participou ativa e dedicadamente em todos os combates e em todos os momentos importantes da vida do PS.

O desaparecimento de Miranda Calha constitui uma grande perda para o Partido Socialista e para Portugal.

O Partido Socialista manifesta profundo pesar pela morte do seu camarada Júlio Miranda Calha e apresenta à família e amigos as mais profundas condolências.

Declaração do Secretário-geral

O PS rende homenagem à memória de Júlio Miranda Calha, que dedicou toda a sua vida à construção e consolidação do Estado Democrático, como parlamentar, governante, dirigente e militante.
Eleito Deputado à Assembleia Constituinte , foi sucessivamente reeleito até à última Legislatura, tendo-se dedicado em especial à política de Defesa Nacional.
À sua família e amigos, apresentámos as condolência dos seus camaradas.

António Costa