home

Governo e Movimento #NãoÉNormal lançam campanha pela eliminação da violência no namoro

Governo e Movimento #NãoÉNormal lançam campanha pela eliminação da violência no namoro

não é normal

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, desafiou o Movimento #NãoÉNormal para uma iniciativa conjunta com vista a educar e capacitar jovens para melhor identificarem e rejeitarem comportamentos de violência em relações de namoro, incluindo violência física, sexual, psicológica, e nas redes sociais. Desta parceria resultou a campanha #NamorarNãoÉSerDoN@, lançada hoje, no mesmo dia em que são divulgados os dados do Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2020.

Este estudo, realizado pela UMAR com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, mostra que 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte de atual ou ex-companheiro/a; e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência. O estudo aponta para a elevada prevalência e legitimação de formas específicas de violência como a violência psicológica, aquela exercida através das redes sociais ou as atitudes de controlo (sobre vestuário e hábitos de convívio, entre outros).

O video que integra a campanha #NamorarNãoÉSerDoN@ é protagonizado por Diogo Faro e Rita Camareiro e será uma ferramenta de trabalho em sessões de sensibilização junto dos e das jovens do ensino básico e secundário, além de estar disponível em várias plataformas que amplificam o seu alcance.

https://www.youtube.com/watch?v=esQSPLGpnnE&feature=youtu.be

Segundo Rosa Monteiro, “é fundamental darmos o passo que vai da rejeição da violência como uma ideia ou um princípio abstrato para a sua rejeição na vida concreta. Temos de envolver os jovens e deixar claro que nenhuma forma de violência no namoro é aceitável, seja na escola, na rua, numa discoteca, em casa, ou na internet.”