home

PS considera que CDS abandonou o centro político do país

O Secretário-geral Adjunto do PS sublinhou ontem a viragem à direita do partido numa primeira avaliação do posicionamento político da nova liderança do CDS-PP. “Verificamos que a direita abandonou o centro político do país, temos agora uma direita mais à direita”, afirmou José Luís Caneiro, em Aveiro, onde acompanhou a sessão de encerramento do Congresso do CDS-PP, em representação do Partido Socialista.

Sobre o discurso do novo líder centrista, Francisco Rodrigues dos Santos, o Secretário-geral Adjunto do PS explicou que terá de aguardar “porque, para além das generalidades, pouco mais se conseguiu extrair”, sublinhando apenas que “houve um conjunto grande de generalidades e slogans, mas do ponto de vista concreto não vimos nada”.

Numa análise global, José Luís Carneiro considera que o CDS-PP reconheceu “que o discurso radical de crítica e contestação ao primeiro-ministro e ao Partido Socialista teve resultados catastróficos” para o próprio partido, pelo que que “aguardamos agora por uma alternativa e por alternativas políticas”. O líder socialista deixou ainda uma nota de abertura ao diálogo, dando conta de que o PS “dialoga com todos aqueles que queiram apresentar propostas para o país”.