home

Jornadas Parlamentares em Setúbal debatem desafios estratégicos da legislatura

Jornadas Parlamentares em Setúbal debatem desafios estratégicos da legislatura

O Grupo Parlamentar do PS reúne-se em Jornadas Parlamentares, terça e quarta-feira, em Setúbal, para debater os desafios estratégicos para o país na presente legislatura, iniciativa que contará com a participação do Secretário-geral socialista e primeiro-ministro, António Costa, e de vários membros do Governo.

A presidente do Grupo Parlamentar, Ana Catrina Mendes, explicou que se pretende, com estas Jornadas, “olhar para os quatro anos da legislatura, para a estabilidade política que é precisa, para se conseguir concretizar o programa proposto aos portugueses” e sufragado nas últimas legislativas.

“O programa eleitoral do PS, que tem tradução no programa do Governo, está fundado em quatro desafios estratégicos. E vamos demonstrar como este primeiro Orçamento do Estado da presente legislatura responde já a um conjunto significativo de problemas, desde o combate à pobreza, até ao desafio das alterações climáticas, passando pela transição digital”, disse.

Sob o lema ‘Fazer no presente para construir o futuro’, as primeiras Jornadas Parlamentares do PS da atual legislatura incidem sobre os temas da demografia, do combate às desigualdades, da transição digital e das alterações climáticas, os quatro grandes desafios estratégicos inscritos no programa eleitoral do PS e transpostos para o programa do XXII Governo Constitucional.

As Jornadas começam na amanhã, dia 28, com um almoço em que estará presente o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, a que se segue a abertura formal dos trabalhos pela presidente da bancada, Ana Catarina Mendes, intervindo também o dirigente socialista e secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro.

No mesmo dia, realiza-se um jantar com as intervenções do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e do presidente da Federação do PS de Setúbal, António Mendonça Mendes.

Ao longo dos dois dias, os painéis de debate vão contar com a presença dos ministros de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, bem como de especialistas convidados para os temas em discussão.

As Jornadas serão encerradas na quarta-feira, dia 29, com a intervenção do líder socialista, António Costa.

Ana Catarina Mendes adiantou ainda que entre os temas em reflexão nos trabalhos estarão desafios como o de se saber, numa sociedade cada vez mais digitalizada, “como se deve dar competitividade às empresas” e, por outro lado, “proteger os trabalhadores”, a questão demográfica, o reforço do combate às desigualdades ou o desafio das alterações climáticas, destacando a aposta continuada, já de anteriores governos socialistas, em matéria de energias renováveis.

“Mas considero que o combate às desigualdades é o desafio chapéu de todos, é mesmo o desafio estratégico maior”, defendeu a líder parlamentar, considerando que, de forma articulada, uma boa política em matéria de alterações climáticas combate também a pobreza, “porque os mais vulneráveis são os mais penalizados” socialmente.

“Se for feita uma boa política de trabalho, quer nas prestações sociais, quer na proteção do emprego, está-se a dar uma resposta importante no âmbito de uma sociedade digital. E caso se olhe para as famílias mais jovens, dando-lhes por exemplo apoio para creches gratuitas, também se combate as desigualdades. As desigualdades não são um desafio por si só, mas são o chapéu de todos estes desafios para uma sociedade com justiça social”, sustentou a líder parlamentar do PS.