home

Pilar Social será prioridade da presidência portuguesa

Pilar Social será prioridade da presidência portuguesa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou ontem em Bruxelas que o Pilar Europeu dos Direitos Sociais será “claramente” uma das grandes prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), a ter lugar no primeiro semestre de 2021.
Pilar Social será prioridade da presidência portuguesa

Ana Mendes Godinho, que participou no seu primeiro conselho de ministros do Trabalho europeus, manteve ainda uma série de encontros bilaterais, incluindo com os seus homólogos alemão, Hubertus Heil, e esloveno, Ksenija Klampfer, países que formam com Portugal o próximo trio de presidências rotativas da UE, para “começar a trabalhar” no programa conjunto e nas principais ações a desenvolver entre 2020 e 2021.

“Estivemos a identificar quais as prioridades do trio em termos dos assuntos sociais que serão abordados durante a presidência. Aqui, claramente um foco ao pilar social, assumidamente uma das prioridades”, acentuou, referindo ainda as questões “do futuro do trabalho, dos trabalhadores das plataformas, das várias matérias da economia social e também do envelhecimento ativo”.

“Portanto, as várias matérias transversais do pilar social, que são uma prioridade não só da Comissão, mas também serão uma prioridade assumida durante a presidência”, reforçou.

A ministra manteve também, na sua deslocação a Bruxelas, reuniões com os novos comissários europeus do Emprego, Nicolas Schmit, e da Igualdade, Helena Dalli, no sentido de “identificar prioridades de trabalho e de articulação”, assim como com eurodeputados portugueses de todos os partidos, para “garantir também uma identificação de prioridades” e “aquilo que devem ser os principais focos de atenção”.