fbpx

António Costa entre líderes de 30 países em Londres na cimeira da NATO


Os líderes de 30 países, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa, participam a partir de hoje numa cimeira da NATO em Londres, coincidindo com o 70º aniversário da aliança militar.

O programa da cimeira começa esta terça-feira com uma conferência que juntará responsáveis políticos, académicos e investigadores. Intitulada ‘Inovando a Aliança’, a conferência pretende debater o futuro da NATO, examinando desafios como “a incerteza geopolítica, as mudanças de ameaças e novas oportunidades”. 

No final do dia, a rainha Isabel II oferece uma receção aos chefes de Estado e de Governo no Palácio de Buckingham, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, outra, na residência oficial, em Downing Street. 

A reunião de Líderes vai ter lugar na quarta-feira, num hotel em Hertfordshire, a norte de Londres, e pretende refletir sobre os 70 anos da Aliança e discutir questões como as missões internacionais, o financiamento dos Estados-membros e o papel da NATO na resposta a ameaças em todo o mundo, antecipando ainda o debate em torno dos novos desafios, incluindo nas áreas da Internet e do espaço.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, convidou o Reino Unido a organizar esta reunião especial, em reconhecimento pelo papel significativo do país na história da organização, tendo Londres recebido a primeira sede antes de ser transferida para Bruxelas.

O Reino Unido foi um dos 12 países fundadores, em 1949, juntamente com Portugal, EUA, Canadá, França, Itália, Holanda, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Islândia e Luxemburgo.