home

António Costa entre líderes de 30 países em Londres na cimeira da NATO

António Costa entre líderes de 30 países em Londres na cimeira da NATO

Os líderes de 30 países, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa, participam a partir de hoje numa cimeira da NATO em Londres, coincidindo com o 70º aniversário da aliança militar.

O programa da cimeira começa esta terça-feira com uma conferência que juntará responsáveis políticos, académicos e investigadores. Intitulada ‘Inovando a Aliança’, a conferência pretende debater o futuro da NATO, examinando desafios como “a incerteza geopolítica, as mudanças de ameaças e novas oportunidades”. 

No final do dia, a rainha Isabel II oferece uma receção aos chefes de Estado e de Governo no Palácio de Buckingham, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, outra, na residência oficial, em Downing Street. 

A reunião de Líderes vai ter lugar na quarta-feira, num hotel em Hertfordshire, a norte de Londres, e pretende refletir sobre os 70 anos da Aliança e discutir questões como as missões internacionais, o financiamento dos Estados-membros e o papel da NATO na resposta a ameaças em todo o mundo, antecipando ainda o debate em torno dos novos desafios, incluindo nas áreas da Internet e do espaço.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, convidou o Reino Unido a organizar esta reunião especial, em reconhecimento pelo papel significativo do país na história da organização, tendo Londres recebido a primeira sede antes de ser transferida para Bruxelas.

O Reino Unido foi um dos 12 países fundadores, em 1949, juntamente com Portugal, EUA, Canadá, França, Itália, Holanda, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Islândia e Luxemburgo.