fbpx

Secretária de Estado com gabinete sediado em Bragança a partir de hoje


O gabinete da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, passa a funcionar a partir de hoje, 18 de novembro, no parque tecnológico Bragantia EcoPark, em Bragança.

A decisão foi anunciada pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, destacando o aprofundamento dos princípios de descentralização e valorização do território, colocados em prática pelo Governo do PS, depois de a estrutura ter estado já sediada em Castelo Branco na legislatura anterior.

Para a ministra, a escolha de Bragança “é um sinal” de que o Governo pretende, “em termos de valorização do Interior, associar o conhecimento, as instituições do conhecimento, mas também as autarquias e outras instituições que são fundamentais para o desenvolvimento do Interior”.

“Coesão Territorial é fazer rede e é garantir que há um desenvolvimento equilibrado dos territórios”, acrescentou Ana Abrunhosa.

Com a secretária de Estado da Valorização do Interior, vão trabalhar três técnicos, também eles transmontanos, enquanto a restante equipa funcionará em Lisboa.

Politécnico e Bragança como inspiração para o Interior

No dia em que formalizou o anúncio, a ministra Ana Abrunhosa, acompanhada pela secretária de Estado, visitou o Brigantia EcoPark, onde estão sediadas 32 empresas, e o Instituto Politécnico de Bragança, que tem nove mil estudantes, três mil dos quais estudantes internacionais, destacando Bragança, as instituições locais e as pessoas como “exemplo” e “inspiração” para a valorização do interior.

“Temos de nos inspirar nestas pessoas”, acentuou a governante, realçando o trabalho em rede e a forma como aqui se enfrentam os desafios com grande resiliência, chamando também a atenção para a importância da visibilidade dos aspetos positivos e das oportunidades que existem nos territórios do Interior.