home

Portugal sobe ao 12.º lugar do turismo do fórum económico mundial

Portugal sobe ao 12.º lugar do turismo do fórum económico mundial

Investimento no turismo já criou 21 projetos sustentáveis desde 2018

«Estes resultados enchem-nos de orgulho e mostram que a estratégia a 10 anos que o Governo construiu para o Turismo está a dar resultados», afirmou a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, referindo-se ao facto de Portugal ter alcançado, pela primeira vez, o 12.º lugar do ranking de competitividade do turismo do fórum económico mundial.
Sublinhando que o País atingiu «a posição mais alta de sempre neste ranking», a Secretária de Estado acrescentou: «Fomos considerados o país com melhores infraestruturas turísticas em todo o mundo».
«Portugal é, cada vez mais, uma referência internacional no Turismo, sendo este relatório uma peça-chave para captação de investimento», disse ainda Ana Mendes Godinho. 
E acrescentou: «É fundamental continuar a trabalhar para que o Turismo seja cada vez mais um motor de desenvolvimento e de coesão territorial e social». 


Liderança mundial nas infraestruturas turísticas
Como refere o comunicado do Governo, «Portugal atingiu pela primeira vez a liderança mundial em termos de qualidade das infraestruturas turísticas», segundo o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019 do Fórum Económico Mundial. «No referido relatório, Portugal atinge, pela primeira vez, o 12.º lugar no ranking de competitividade a nível mundial, depois de já ter subido ao 14.º lugar em 2017», acrescenta o comunicado.
Portugal lidera mundialmente na componente de infraestruturas turísticas, que avalia a qualidade da oferta turística, ultrapassando países como Áustria, os Estados Unidos ou Espanha.
O País encontra-se na posição mais elevada de sempre, tendo subido oito posições desde 2013. Este relatório analisa o Turismo em 140 economias mundiais.
Adicionalmente, Portugal subiu cinco lugares na componente de Recursos Naturais e Culturais (de 20.º para 15.º lugar), Transporte Aéreo (de 31.º para o 21.º lugar), na prontidão na adoção das tecnologias de informação e comunicação (de 41.º para 38.º) ou na Priorização do Turismo (de 14.º para 12.º).