fbpx

Governo investe 5,3ME na requalificação do Hospital de Santo Tirso


O Governo vai investir cerca de 5,3 milhões de euros na requalificação do Hospital de Conde de São Bento – Unidade de Santo Tirso, no Porto, adiantou hoje o grupo parlamentar do PS.

Em comunicado, o GPPS explica que a aplicação dos 5,3 milhões de euros será feita de forma faseada, passando por um investimento de 500 mil euros ainda este ano, dois milhões de euros em 2020 e 2,8 milhões de euros em 2021.

“O anúncio do executivo veio em resposta a uma pergunta feita pelos deputados do PS eleitos pelo círculo do Porto, cujo primeiro subscritor foi o socialista Fernando Jesus”, explica.

Os parlamentares do PS recordaram que, durante o anterior Governo de direita, foi anunciada a intenção de entregar a gestão do Hospital de Santo Tirso à Santa Casa da Misericórdia.

Essa decisão mereceu a contestação das populações e das autarquias porque “colocava em risco o futuro” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), culminando com o parecer negativo do Tribunal de Contas, lembram.

“O atual Governo procedeu à reversão deste processo, mantendo o Hospital de Santo Tirso sob gestão do SNS”, sublinharam os socialistas, acrescentando terem sido anunciadas várias medidas urgentes, entre as quais a requalificação das atuais instalações e a construção de um novo edifício com vista a aumentar e melhorar o internamento, designadamente no que toca à área da saúde mental.