home

Tornar Portugal no «campo para o novo espaço na Europa»

Tornar Portugal no «campo para o novo espaço na Europa»

Tornar Portugal no «campo para o novo espaço na Europa»

«No contexto europeu, estamos a reforçar o nosso posicionamento na Agência Espacial Europeia para que possamos, no contexto europeu, fazer de Portugal o campo para o novo espaço na Europa», afirmou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, em Coimbra, na apresentação da iniciativa «Nova estratégia empreendedora para o Espaço 2030».
Acrescentando que esta iniciativa visa «ajudar a transformar Portugal num sinónimo do novo espaço», o Ministro acrescentou que é preciso «atrair jovens com projetos empresariais para criarem emprego qualificado em Portugal».
«O espaço e as tecnologias espaciais estão a mudar radicalmente», sublinhou Manuel Heitor, referindo que as tecnologias desenvolvidas para a exploração espacial têm aplicações na Terra, em áreas como a agricultura, a mobilidade urbana ou as pescas.
Assim, «é necessário explorar esse conceito de trazer o espaço para a nossa economia, criando melhores e mais empregos».
O Ministro lembrou ainda os passos que Portugal tem dado nos últimos tempos na aposta no espaço, seja a criação de uma agência espacial portuguesa, na criação de um regime legal que permite o lançamento de micro e pequenos satélites a partir do território português, ou da apresentação de um programa para o lançamento de satélites a partir da ilha de Santa Maria, nos Açores.