home

Serviço Nacional de Saúde tem de «fazer mais» pelos territórios do interior

Serviço Nacional de Saúde tem de «fazer mais» pelos territórios do interior

A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que o Serviço Nacional de Saúde «tem de ter em contas as diferentes necessidades» entre o interior e o litoral e tem de «fazer mais por estes territórios».
Na Sertã, Castelo Branco, na inauguração das obras de requalificação do Centro de Saúde, a Ministra sublinhou que o interior e o litoral «merecem igual respeito» e que estar presente nesta inauguração é também uma «afirmação política».
Marta Temido referiu que a assimetria muito grande na distribuição de médicos é «uma questão muito complexa» e acrescentou que as unidades locais de saúde de Castelo Branco e do Baixo Alentejo são dois casos em que houve uma diminuição de médicos desde o início da legislatura.
«Isto só poderá ser resolvido quando conseguirmos agregar várias políticas de natureza diferente. Por um lado, continuar o esforço de abrir vagas nestas áreas e atribuir incentivos às vagas destas áreas. E, por outro lado, equacionar novos regimes de trabalho no Serviço Nacional de Saúde», acrescentou.
As obras de requalificação do Centro de Saúde da Sertã representaram um investimento de 612 mil euros. O Centro de Saúde inclui a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), integrados no Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Sul da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB).