fbpx

Susana Amador eleita relatora da Comissão de Direitos Humanos da OSCE


A vice-presidente do Grupo Parlamentar Susana Amador foi eleita, de forma unânime, pela Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação Europeia (OSCE) para o cargo de relatora da Comissão de Direitos Humanos e Questões Humanitárias.

A eleição da socialista, que foi a chefe da delegação de Portugal, realizou-se durante a 28ª Sessão Anual da OSCE, no Luxemburgo, a decorrer entre 4 a 8 de julho.

Esta comissão representa a dimensão humana da OSCE e acompanha áreas como as migrações, liberdades e direitos fundamentais. A deputada do PS integrará o Bureau da OSCE, órgão executivo.

Para além da vice-presidência da bancada parlamentar socialista, Susana Amador é presidente do Departamento das Mulheres Socialistas da Federação da Área Urbana de Lisboa, membro da Comissão Política Nacional e da Comissão Nacional do PS.

Desempenhou ainda o cargo de presidente da Câmara Municipal de Odivelas entre 2005 e 2015, tendo sido consultora jurídica do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados e do Conselho Português para os Refugiados de 1991 a 1995. A área das migrações fez sempre parte do percurso da socialista, que se licenciou em Direito, é mestre em Ciências do Direito e da Comunicação e fez uma pós-graduação em Assuntos Europeus, com especialização em Direito de Asilo.