fbpx

Dados muito fortes «demonstram que a economia continua a crescer»


O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, enumerou um conjunto «de dados fortes que mostram que a economia continua a crescer».
Na Assembleia da República, durante uma audição na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, o Ministro referiu que «o comportamento da economia foi muito forte».
«Tivemos uma aceleração do crescimento do PIB no primeiro trimestre. Os dados que já temos disponíveis antecipam um comportamento dinâmico e provavelmente até uma aceleração, relativamente ao trimestre anterior», acrescentou.
Pedro Siza Vieira sublinhou também que «o emprego continua forte com os níveis mais altos desde algumas décadas e a taxa de desemprego voltou a baixar», realçando ainda que o nível de cobrança de impostos, relacionados com o crescimento da economia, «tem estado a subir bem» e o investimento encontra-se em «níveis muito fortes», o que demonstra a «confiança dos vários setores», como a indústria, construção civil e serviços.
O Ministro referiu ainda os resultados positivos do turismo, que também contribuíram para o aumento do PIB português em 1,8% no primeiro trimestre de 2019 em termos homólogos.