home

Ministra reafirma que justiça nunca esteve melhor

Ministra reafirma que justiça nunca esteve melhor

A ministra da Justiça reiterou hoje, no parlamento, que a justiça nunca esteve melhor.
Ministra reafirma que justiça nunca esteve melhor

“Assumo o que disse ontem [terça-feira]: a justiça hoje está melhor do que alguma vez esteve”, afirmou Francisca Van Dunem em resposta os deputados da comissão de Direitos, Liberdades e Garantias.

Questionada sobre o combate à corrupção, a ministra destacou a dimensão preventiva e referiu que “o combate num ambiente de meios escassos é complexa”, recusando a acusação de “falhanço”.

“É preciso alguma habilidade entre meios e métodos”, lembrando que nos últimos quatro anos o Ministério Público foi dotado de mais 2.500 pessoas e que houve um investimento na Polícia Judiciária de oito milhões de euros.

Van Dunem admitiu que teve algumas dificuldades na área administrativa, mas lembrou a recuperação de processos antigos, ressalvando que “em média os tempos de resolução processual são curtos e que os tribunais superiores estão entre os melhores da Europa”.

Sobre a equiparação das carreiras dos guardas prisionais aos agentes da PSP, a ministra disse que o diploma está pronto e que será brevemente aprovado.

Sobre a possibilidade de greve da Polícia Judiciária, Francisca Van Dunem afirmou que se reuniu com todos os sindicatos e que se está a “trabalhar na tabela remuneratória que reflita a diferenciação de carreiras e que será aprovada em breve”.