home

PS quer o país a garantir neutralidade carbónica até 2050

PS quer o país a garantir neutralidade carbónica até 2050

Carlos Pereira

“Quase todos os partidos usaram este debate como uma espécie de cavalo de Troia, não para falar das alterações climáticas, mas para falar dos [problemas nos] transportes”, lamentou ontem o deputado do PS Carlos Pereira durante o encerramento da interpelação do PEV ao Governo sobre a importância do setor dos transportes no combate às alterações climáticas.

Alertando que na Assembleia da República já houve vários debates sobre o setor dos transportes, Carlos Pereira frisou a importância de debater a temática das alterações climáticas. “Nós todos sabemos que, para reduzir 50% das emissões de gases, é preciso garantir que um terço da mobilidade seja elétrica. E era sobretudo isso que estávamos aqui a discutir”, disse.

O vice-presidente da bancada socialista recordou que houve quem, no passado, “pela pressão da procura, porque queria resolver algo imediatamente, tenha comprado autocarros em segunda mão e a diesel. Mas não é isso que estamos a discutir”.

O Partido Socialista quer garantir – e todos os restantes partidos deveriam querer – que “um país pequeno que representa menos de 2% da população é capaz de colocar este desafio de, até 2050, garantir a neutralidade carbónica”. Segundo Carlos Pereira, este “desafio ambicioso, que nos deve convocar a todos,” é que deveria ter sido discutido no debate.

Mas as restantes bancadas fugiram a este tema, “porque esse debate não interessa, porque este é um desafio novo, é um desafio responsável e é um desafio que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista obviamente patrocina. E vamos conseguir bons resultados”, afiançou.