home

Mais de 50 candidaturas às linhas de financiamento para capacitar autoridades de transporte

Mais de 50 candidaturas às linhas de financiamento para capacitar autoridades de transporte

Mais de meia centena de autarquias e autoridades dos transportes candidataram-se ao financiamento para a implementação de transporte flexível e modernização tecnológica, indicou hoje o Governo.
José Mendes

Uma fonte do Ministro do Ambiente e da Transição Energética disse à Lusa que, até ao 31 de maio, foram submetidas ao Fundo para o Serviço Público de Transportes 51 candidaturas.

Em 16 de abril, o Governo colocou à disposição de autarquias e autoridades de transportes três novas linhas de financiamento, no valor de 1,1 milhões de euros, para a implementação de transporte flexível e modernização tecnológica.

As três linhas de financiamento são provenientes do Fundo para o Serviço Público de Transportes e destinam-se às Comunidades Intermunicipais, municípios e operadores de transporte.

Em abril, em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, explicou que estas linhas de financiamento “permitem apoiar o processo de capacitação das autoridades de transporte, projetos para a implementação de transporte flexível em zonas de baixa densidade, bem como a aquisição de sistemas e aplicações eletrónicas de informação, interação e serviço ao público”.

“Este é mais um complemento daquilo que estamos a fazer noutras áreas, como o programa de apoio à redução tarifária. Trata-se de novos modelos de transporte mais modernos e amigos do ambiente”, sublinhou o governante.

Para o apoio à implementação de transporte flexível serão disponibilizados 500 mil euros, destinados ao desenvolvimento de aplicações ou plataformas eletrónicas, para gestão de pedidos.

Já no que respeita à capacitação das autoridades de transporte, o apoio previsto é de 300 mil euros, para contratualização do serviço público de transportes, que abrange assessoria técnica, ações de formação e implementação de sistemas.

As candidaturas podem ainda abranger a realização de projetos e estudos sobre procura, gestão de percursos, capacidade de oferta e modelo de financiamento do serviço destinado a zonas dispersas e de baixa densidade populacional.

Este pacote de apoio inclui também uma linha de financiamento de 350 mil euros, destinada a municípios com operadores internos e operadores de serviço público de transporte coletivo de passageiros.

As candidaturas das comunidades Intermunicipais, municípios e operadores foram submetidas online até ao dia 31 de maio, através dos sites oficiais do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) bem como do Grupo de Trabalho para a Capacitação das Autoridades de Transportes (GTAT).