home

Incêndios: Quatro helicópteros disponíveis a partir de hoje e mais 12 até segunda-feira

Incêndios: Quatro helicópteros disponíveis a partir de hoje e mais 12 até segunda-feira

Quatro helicópteros de combate a incêndios estão disponíveis a partir de hoje e outros 12 vão estar operacionais até segunda-feira, no âmbito das contratações por ajustes direitos feitos pelo Governo, anunciou o ministro da Administração Interna.
Quatro helicópteros disponíveis a partir de hoje e mais 12 até segunda-feira

“Hoje mesmo estarão em funcionamento mais quatro helicópteros, neste momento já está um Pernes [Santarém] e outro em Monchique [Faro], amanhã [sexta-feira] entrarão mais seis helicópteros em operação e, até à próxima segunda-feira, teremos um total de 16 meios aéreos adicionais que reforçam os 22 que já tínhamos no sistema”, disse aos jornalistas Eduardo Cabrita.

Os 16 helicópteros que vão estar disponíveis até segunda-feira resultam da contratação por ajustes diretos feita esta semana pelo Governo devido ao estado de alerta de risco de incêndio face às condições meteorológicas.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) previa para esta altura do ano 38 meios aéreos disponíveis, mas só 21 estão operacionais, incluindo um helicóptero da Força Aérea que será ativado em caso de necessidade para coordenação aérea.

A partir de 01 de junho, o DECIR é reforçado, estando previstos 60 meios aéreos, mas destes só estão aptos a operar 23, juntando-se agora mais 16 contratados por ajuste direto.

O ministro da Administração Interna falou aos jornalistas, em Sintra, após ter visitado o Posto de Comando Nacional e um dos cenários do exercício europeu de proteção Civil CASCADE’19 que se realiza em quatro distritos de Portugal desde terça-feira e termina no sábado.