home

Ministra do Mar avança que setor cresceu 37% nos últimos dois anos

Ministra do Mar avança que setor cresceu 37% nos últimos dois anos

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, avançou que nos últimos dois anos o setor marítimo obteve um crescimento no Valor Acrescentado Bruto de 37%, considerando este resultado "notável" e "muito acima do crescimento da economia geral".
Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na cerimónia de apresentação do Workboat Punta Tigre, Lisboa, 21 janeiro 2019

“Tivemos um crescimento no Valor Acrescentado Bruto, em dois anos, de 37% referente à economia do mar. É absolutamente notável o que Portugal tem feito e o que vocês todos tem feito”, afirmou a ministra durante a sessão de lançamento do “Roteiro de bioeconomia azul para Portugal”, que decorreu hoje, no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), em Matosinhos.

A ministra disse também “estimar” que a aposta da tutela na bioeconomia azul como “fator estratégico” do setor do mar tenha contribuído mais de 4% em 2019 para a economia nacional, comparativamente aos 2,6% em 2016.

“Temos o objetivo de atingir em 2020 5% que a área do mar contribuiu para a economia nacional”, apontou, lembrando que a tutela e os intervenientes do setor passaram a ter “consciência de que a conservação e valorização do oceano é incontornável para se reafirmar qualquer setor económico” da área do mar.

Ana Paula Vitorino falava hoje durante a sessão de lançamento do “Roteiro de bioeconomia azul para Portugal”, um guia produzido pelo CIIMAR que visa, ao mapear informações sobre os biorrecursos marinhos existentes a nível nacional, servir de instrumento a políticas públicas e auxiliar a definir estratégias regionais.

Na sessão, a governante salientou que este roteiro vai ser “uma ferramenta essencial para a implementação do desenvolvimento sustentável e inovação”, acrescentando que o mesmo vai constituir “uma boa base de apoio” para a realização de políticas públicas do setor marítimo.

“Este roteiro não podia estar mais alinhado com aquilo que é a estratégia de atuação do Ministério do Mar e só pode ser desta forma: conhecer e explorar de forma sustentável os recursos marinhos e contribuir para o crescimento da economia azul, em sintonia incontornável com a conservação e valorização do conhecimento”, concluiu.