home

#NamorarMemeASério: expor comportamentos de violência no namoro

#NamorarMemeASério: expor comportamentos de violência no namoro

Arranca hoje, dia 14 de fevereiro, dia dos Namorados, a campanha contra a violência no namoro. Uma iniciativa da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade. #NamorarMemeASério tem como objetivo expor comportamentos de situações de violência.
Campanha contra a violência

Uma campanha lançada em conjunto com várias ONG e Associações e Federações académicas.

Ainda hoje foi divulgado o Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2019, realizado pela UMAR, com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, que mostra que 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte de atual ou ex-companheiro/a; e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência.

O estudo aponta formas específicas de violência: psicológica, aquela exercida através das redes sociais ou atitudes de controlo (sobre vestuário, hábitos de convívio ou outros comportamentos).

É nesse sentido que a campanha é direcionada para atitudes como: “Se não gosta que uses maquilhagem”, “se a discussão acaba sempre com uma ameaça”, “se te humilha frente a outras pessoas” ou “quando te proíbe de falar com outras pessoas”.

A campanha avisa mesmo que a violência é um crime público e que todos devem denunciar comportamentos deste género. Existe uma linha telefónica para esse efeito: 800 202 148.

#NamorarMemeASério tem como parceiros: a Associação Corações Com Coroa (CCC), Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Associação para o Planeamento da Família (APF), Graal – Associação de Carácter Social e Cultural, HeForShe Portugal, Movimento Democrático de Mulheres (MDM), Associação Plano I, União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), Associação Académica de Coimbra, Associação Académica da Universidade do Algarve, Associação Académica da Universidade de Aveiro, Associação Académica da Universidade da Beira Interior, Associação Académica da Universidade de Évora, Associação Académica da Universidade do Minho, Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Associação Nacional de Estudantes de Medicina, Federação Académica do Desporto Universitário, Federação Académica de Lisboa, Federação Académica do Porto, Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem, Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).