home

Trabalho na AR vai melhorar proposta do Governo da nova Lei de Bases da Saúde

Trabalho na AR vai melhorar proposta do Governo da nova Lei de Bases da Saúde

A ministra da Saúde, Marta Temido, mostrou-se hoje convicta que o trabalho do parlamento sobre a Lei de Bases da Saúde "vai permitir melhorar" vários aspetos da proposta do Governo.
Marta Temido

“[Tenho] a certeza de que o trabalho de discussão da Lei de Bases que agora vai ser feito no parlamento vai produzir bons resultados, vai permitir melhorar aquilo que foi a proposta de lei de Governo e que agora a discussão irá permitir, de facto, melhorar em vários aspetos aquilo que foi a proposta de base, é assim a democracia e é assim que deve ser e isso é muito positivo”, disse Marta Temido aos jornalistas no final da reunião do grupo parlamentar do PS.

A ministra da Saúde esteve nesta reunião da bancada socialista, no parlamento, em Lisboa, precisamente para apresentar a proposta de lei do Governo para uma nova Lei de Bases da Saúde.

“O Governo fez a sua proposta, mas percebe bem que aquilo que apresentou é a sua proposta, que agora será melhorada, aprofundada ao longo da discussão”, acrescentou ainda.

https://youtu.be/4AAUVqcSpQk

Questionada sobre a intenção do BE e do PCP, nas suas propostas para a Lei de Bases de Saúde, de acabar com as taxas moderadoras e interrogada se o Governo tem um cálculo para essa intenção, Marta Temido contabilizou que atualmente “as taxas moderadoras representam em termos de receita para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) qualquer coisa como 160, 170 milhões de euros”.

“Portanto, dir-se-á que é um valor que no orçamento do SNS é um valor relativamente baixo. É claro que sendo receitas acabam por ser canalizadas para a prestação de serviços, mas as taxas moderadoras não são um elemento de financiamento, elas são um elemento de moderação da procura”, explicou.

Assim, para a ministra com a tutela da Saúde “é sobre essa sua função” que neste momento se discute aquilo que “é o futuro, que ficará escrito sobre as taxas moderadoras na Lei de Bases da Saúde”.