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Portugal vai ter maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica

Portugal vai ter maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica

14 composições para o metro de Lisboa, 18 para o Porto, 22 para a CP e 10 navios para a Transtejo

O maior terminal rodoferroviário de mercadorias da Península Ibérica vai ser construído em Lousado, no concelho de Famalicão. Um investimento no valor de 35 milhões de euros lançado pela empresa Medway e que garante tornar mais competitivo o custo do transporte de mercadorias e diminuir a pressão do trânsito de pesados nas estradas nacionais.

O novo terminal ferroviário vai ser instalado “numa área de 200 mil metros quadrados, com seis linhas de caminhos de ferro com mais de 750 metros” e irá servir os portos de Leixões e Sines e vem dar resposta à necessidade de aumentar a capacidade de movimentação de contentores no norte do país. “É um dos concelhos com maior volume de exportação do país e, por outro lado, do ponto de vista de localização geográfica em termos ferroviários era uma das melhores localizações que podíamos escolher para instalar este terminal”, disse Carlos Vasconcelos, presidente do conselho de administração da Medway.

A obra irá permitir a circulação de mais de 12 comboios por dia. O ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, lembrou que as prioridades para a ferrovia estão definidas no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 e que prevê “mais investimento na região Norte com a quadruplicação do troço Contumil-Ermesinde, na linha de Leixões para dar mais capacidade ao transporte de mercadorias e uma grande prioridade à Linha do Norte para aumentar o número de passageiros, reduzindo para baixo das duas horas a ligação entre Porto e Lisboa, e subir em 40% a capacidade de transporte de mercadorias na Linha do Norte”.

O novo terminal rodoferroviário irá criar 100 novos postos de trabalho diretos e indiretos.