fbpx

A cerimónia do adeus – O funeral de Estado de Mário Soares visto pelos fotógrafos


No segundo aniversário da morte do antigo Presidente da República, primeiro-ministro e Secretário-Geral do PS, a exposição “ A Cerimónia do Adeus – O Funeral de Estado de Mário Soares visto pelos fotógrafos” vai estar patente de 18 de Janeiro a 18 de Fevereiro de 2019, no Museu da Misericórdia do Porto. A entrada é livre.

Esta exposição foi promovida, na sua origem, pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa, e tem curadoria de José Manuel dos Santos.

Inaugurada no dia 7 de Janeiro de 2018, na Galeria da Capela do Cemitério dos Prazeres, foi durante 2018 visitada por mais de 10 mil pessoas. Está previsto um programa de itinerância, que a levará a várias cidades do país, e que se inicia agora no Porto.

Na exposição, mostram-se fotografias de 49 fotojornalistas que fizeram a cobertura do primeiro Funeral de Estado da Democracia Portuguesa.

São imagens de uma grande qualidade estética e de um forte poder evocativo. Nelas, a história alcança consciência de si mesma e os símbolos afirmam uma intensidade emotiva que os aproxima de nós. É por isso que esta exposição é memória e tributo.

Convidam-se todos os amigos e admiradores de Mário Soares a participarem na cerimónia de abertura da exposição no Porto, que decorrerá no próximo dia 18 de Janeiro, pelas 18h00m, no Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO), na Rua das Flores, 15.