home

Eleições Europeias de 2019 são as mais importantes da história da UE

Eleições Europeias de 2019 são as mais importantes da história da UE

Ana Catarina Mendes considerou hoje que as eleições europeias de 2019 são as mais importantes da história da União Europeia, devido ao crescimento do populismo, e apelou ao combate à abstenção.

“Eu julgo que estas são as eleições europeias mais importantes desde o início da União Europeia. Assistimos ao erguer de muros na Europa, assistimos ao crescimento do populismo e de uma xenofobia e racismo que não há memória desde os tempos idos da Segunda Guerra Mundial e é preciso estarmos atentos, a democracia é frágil e só se torna mais forte se pudermos todos nela participar”, afirmou.

Por isso, justificou Ana Catarina Mendes, o apelo do PS vai no sentido de apelar “à participação nas eleições europeias como demonstração da força e da vivacidade da própria democracia”.

Ana Catarina Mendes falava à imprensa no final de uma reunião com as federações distritais socialistas do Norte, no Porto, para preparar as convenções regionais, que vão culminar com a convenção nacional, no dia 16 de fevereiro, também no Porto, para aprovar o manifesto do PS e o cabeça de lista às Eleições Europeias.

A secretária-geral adjunta do PS lembrou que o “grande objetivo” do partido é ganhar aquele ato eleitoral e “devolver aconfiança e a esperança” nas instituições europeias às pessoas.

A líder socialista salientou que “há uma taxa muito elevada da abstenção e é preciso perceber porque é que as pessoas se distanciam destes momentos eleitorais”.

“A esmagadora maioria dos jovens de hoje já nasceram dentro da Europa, que têm como um dado adquirido. Mas a verdade é que a Europa vive hoje um processo de incerteza e num momento de incerteza que tem que ser reconquistada a confiança nas instituições europeias”, referiu.

Ana Catarina Mendes lembrou, assim, a ação do PS no que toca a devolver a confiança às pessoas: “Cumprimos os nossos compromissos europeus, mas soubemos demonstrar que era possível entregar às pessoas uma confiança e esperança nas instituições nacionais que as representam e queremos que também confiem numa comissão europeia mais progressista e num Parlamento Europeu com as forças mais progressistas a participarem nesta construção europeia”, disse.

A reunião desta manhã foi a primeira de uma série de encontros com os vários líderes distritais para preparar as convenções regionais que vão decorrer durante o mês de janeiro, ao sábado, sob o tema “O que a Europa mudou a minha região”.

Quanto à preparação para o ano de 2019, a secretária geral-adjunta do PS salientou o entusiasmo das estruturas do partido.

“As federações estão bastante motivadas e mobilizadas, estamos a trabalhar para conquistar vitórias em 2019, seja as eleições europeias, nas regionais da Madeira, seja as legislativas”, disse.