home

Infraestruturas: PS rejeita debate “baseado no medo” do CDS

Infraestruturas: PS rejeita debate “baseado no medo” do CDS

Carlos Pereira

“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista vê, naturalmente, com bons olhos um debate sobre a importância das infraestruturas públicas”, no entanto, não permite que esse mesmo debate seja “baseado no medo”, asseverou hoje o deputado do PS Carlos Pereira, que falava, no Parlamento, durante a interpelação dos centristas ao Governo sobre infraestruturas públicas.

O vice-presidente da bancada parlamentar do PS afirmou, de forma “perentória”, que os deputados do CDS “são os apóstolos da previsão da desgraça. Permanentemente preveem uma desgraça. Se ela acontecer, tudo bem, se não acontecer, logo se vê”. “Este tem sido o vosso discurso nesta legislatura”, atacou.

Desta forma, o Partido Socialista está disponível para esse debate, mas considera que “um debate sobre infraestruturas públicas baseado no medo, com a intenção de instalar a insegurança, a dúvida e assustar os portugueses” não é digno de um partido, como o CDS, “que quer ser responsável”, lamentou.

“Há muito que o CDS abriu a caça ao voto. A cada dia que passa o que nós temos observado é que se verifica uma crescente vertigem populista, tudo pela ganância de auferir mais votos e mais contabilidade eleitoral”, acusou Carlos Pereira, dirigindo-se à bancada dos centristas.

O PS, enquanto respeitador de “todos os mecanismos da democracia”, vai continuar “a denunciar os partidos, e neste caso em particular o CDS, que cria pânico, assusta os portugueses de forma absolutamente insustentável, como é o caso deste debate”, garantiu.

Governo do PS investiu mais na conservação das infraestruturas

Carlos Pereira afiançou depois que não existe qualquer argumento sólido ao longo da intervenção inicial do CDS “que sustente o colapso” das infraestruturas públicas.

O socialista deu até alguns “dados concretos e factuais”, que mostram a aposta do Governo na conservação das infraestruturas públicas .“É possível verificar que entre 2013 e 2015 os senhores [do anterior Governo PSD/CDS] gastaram 272 milhões e entre 2016 e 2018 foram gastos 306 milhões de euros, ou seja, mais 12,1% de investimento com este Governo”, contabilizou.
Carlos Pereira acusou ainda PSD e CDS de desinvestirem na ferrovia quando eram Governo.

“Em resumo, não há um único argumento que sustente este debate da forma como os senhores apresentaram nesta sessão inicial”, assegurou.

https://youtu.be/A0HwabRyTR0