home

António Costa assegura que relação com Brasil não se altera com vitória de Jair Bolsonaro

António Costa assegura que relação com Brasil não se altera com vitória de Jair Bolsonaro

O primeiro-ministro, António Costa, assegurou numa entrevista à agência Efe publicada hoje que as relações entre Portugal e o Brasil não se vão alterar depois da vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais naquele país sul-americano.
Ana Catarina Mendes esclarece Lei do Financiamento dos Partidos

“Independentemente de quem governa em Portugal ou quem presida no Brasil, a relação entre os nossos países é uma relação que está unida pela história”, disse Costa, quando questionado sobre o impacto nas relações bilaterais com a chegada de Bolsonaro à presidência brasileira.

O chefe do governo português, que realçou os laços culturais, económicos e familiares que os dois países partilham, lembrou que a relação “nunca variou com a mudança de regime político, e muito menos com a mudança de governo em Portugal ou de presidente no Brasil”.

“Tivemos uma longa ditadura que não deixou de ter relações de grande proximidade com a democracia brasileira. Tivemos duas ditaduras que tiveram uma relação próxima. Nós felizmente recuperámos a democracia mais cedo e não deixámos de manter um excelente relacionamento com o Brasil que ainda vivia em ditadura”, disse o primeiro-ministro português.

António Costa acrescentou que, desde que os dois países recuperaram a democracia, têm tido “uma relação sempre de excelência” e deu o exemplo de como essa ligação se manteve com os últimos quatro presidentes brasileiros (Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer).