home

Governo do PS tem superado “as suas próprias metas”

Governo do PS tem superado “as suas próprias metas”

O vice-presidente da bancada parlamentar do PS João Paulo Correia congratulou-se ontem por o Executivo cumprir sempre as suas metas, muitas vezes contrariando previsões de algumas entidades, numa reação às previsões económicas de outono da Comissão Europeia.

“O Grupo Parlamentar do PS quer recordar que o Governo, ao longo destes três anos, tem cumprido todas as suas metas e compromissos em matéria de contas públicas e de crescimento económico”, disse João Paulo Correia no Parlamento, em declarações aos jornalistas.

O deputado socialista lembrou que muitas vezes, “contrariando as previsões mais pessimistas de algumas entidades, como o Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional, a própria Comissão Europeia, o que é certo é que o Governo surge sempre à frente dessas entidades, superando as suas próprias metas”.

Segundo João Paulo Correia, pode-se mesmo afirmar que “o Governo tem toda a credibilidade, porque nunca precisou de retificar um orçamento como o Governo anterior”.

“O país está a um passo de atingir a meta histórica de as exportações representarem 45% do PIB” e o “investimento estrangeiro em Portugal está no máximo histórico dos últimos anos”, apontou o parlamentar, que recordou ainda que o investimento público vai crescer 34% em 2019 em relação ao ano em curso.

A Comissão Europeia estimou ontem um abrandamento do ritmo de crescimento da economia portuguesa para 2,2% do PIB este ano e 1,8% no próximo ano. As previsões do Governo do PS são, respetivamente, de 2,3% e 2,2%.

Bruxelas disse também que o défice recuará uma décima entre este ano e o próximo, antecipando um valor de 0,6% para 2019. As previsões do Governo apontam para um défice de 0,2%.