home

OE2019: Ministro Siza Vieira defende que empresas estão menos endividadas e mais competitivas

OE2019: Ministro Siza Vieira defende que empresas estão menos endividadas e mais competitivas

pedro siza vieira

Pedro Siza Vieira defendeu hoje que o endividamento das empresas baixou para 133% do PIB, estando a ganhar quota de mercado, e que o Imposto sobre Combustíveis (ISP) está dentro da média europeia.

Estas posições foram assumidas pelo ministro Adjunto e da Economia na abertura do segundo e último dia de debate na generalidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2019, no parlamento, durante o qual foi criticado por CDS-PP e PSD pelo “logro” ou “embuste” da descida do ISP da gasolina anunciada na segunda-feira pelo ministro das Finanças, Mário Centeno.

Ao contrário das preocupações manifestadas por BE e PCP ao longo do debate, o ministro Adjunto e da Economia advogou também que o investimento público vai crescer em 2019 e que as empresas “estão mais competitivas, menos endividadas e a ganhar maior quota de mercado externo.

De acordo com Pedro Siza Vieira, “a autonomia financeira das empresas aumentou cerca de 37% nos últimos três anos, o endividamento baixou para 133% do Produto Interno Bruto [PIB] e as exportações atingiram 45% da riqueza criada em Portugal”.

“O investimento privado cresceu em 2017 mais de 9% e, no segundo trimestre deste ano, voltou a atingir níveis de 2008. A produtividade do trabalho aumentou 6%. As empresas portuguesas estão mais fortes, menos endividadas e mais competitivas”, salientou.

Pedro Siza Vieira contrapôs que o ISP do gasóleo está abaixo da média europeia e que o ISP da gasolina, com a descida anunciada pelo ministro das Finanças, ficará dentro da média praticada pelos Estados-membros da União Europeia.