home

Escolas vão receber 200 assistentes e integrar 2.700 funcionários

Escolas vão receber 200 assistentes e integrar 2.700 funcionários

As escolas vão receber mais 200 assistentes operacionais, anunciou hoje no parlamento o ministro da Educação, que revelou ainda que serão integrados nos quadros outros 2.700 funcionários.

“Chegam agora 200 novos assistentes operacionais às escolas”, revelou Tiago Brandão Rodrigues durante o debate parlamentar sobre o arranque do ano letivo que foi marcado por dois temas: a contagem do tempo de serviço congelado dos professores e a falta de funcionários.

A carência de assistentes operacionais foi apontada por todas as bancadas parlamentares como um dos problemas do arranque do ano letivo.

Tiago Brandão Rodrigues anunciou para breve a chegada de mais 200 assistentes operacionais, sublinhando que este é o resultado de uma “portaria de rácios dinâmica”, que permite aumentar o número de funcionários quando há mudanças, tais como ter mais alunos a estudar numa determinada escola.

Além destes novos trabalhadores, que tinham sido pedidos pelos diretores, o ministro anunciou ainda que serão integrados nos quadros 2.700 funcionários que já estavam a trabalhar nas escolas, no âmbito do programa que pretende regularizar os vínculos precários na função pública (PREVPAP).

“São já quase três mil os trabalhadores precários que vão deixar de o ser. Ainda ontem, se deu, neste âmbito, e posso anunciá-lo aqui, autorização às escolas para lançarem o concurso para 2.700 assistentes operacionais”, afirmou.