home

Concurso para novos comboios está a ser preparado. Ideia de privatização é “fantasiosa”

Concurso para novos comboios está a ser preparado. Ideia de privatização é “fantasiosa”

Pedro Marques desmentiu a ideia que o Governo tinha deixado de fora o reforço do longo curso, está sim a ser preparado um concurso para “a aquisição de comboios” para além de que se está a “investir fortemente na manutenção do material circulante”, colocando de parte a hipótese de tal resultar de uma intenção em privatizar a CP.

Em comunicado, o gabinete do ministro nega que esteja a ser ponderada a privatização de serviços da empresa de comboios, esclarecendo que será lançando um concurso internacional para “a aquisição de comboios” que dotem a empresa com “material circulante adequado ao compromisso que tem para com os portugueses”.

A aquisição de comboios está “prevista no Orçamento do Estado de 2018” e resulta de uma proposta apresentada pelo Conselho de Administração da CP, que tem articulado a questão com o executivo.

Com a compra destes comboios, o ministro acredita que a empresa pública de transportes ferroviários reforçará a oferta “nas várias frentes em que opera: serviços suburbanos, regionais e longo curso”.

A tutela classifica assim como “fantasioso” o “cenário de privatização de qualquer atividade da CP”.

No mesmo esclarecimento, enviado às redações, o Governo acrescenta ainda que o atual programa de aluguer de comboios a Espanha continuará, de forma a suprirmir as necessidades no serviço regional.

O ministro acrescenta ainda que a CP está a “investir fortemente na manutenção do material circulante”, nomeadamente com a restruturação da EMEF, empresa responsável pela manutenção dos comboios portugueses. Segundo a nota, “acaba de ser autorizado o recrutamento de 102” novos trabalhadores para trabalharem na manutenção dos comboios.