fbpx

Pedro Silva Pereira nomeado relator do Parlamento Europeu para a criação do Fundo Monetário Europeu


O eurodeputado socialista português foi nomeado relator do Parlamento Europeu num dos mais importantes temas da reforma do euro: a criação do Fundo Monetário Europeu. A Comissão Europeia apresentou, em dezembro de 2017, um roteiro de ação para o aprofundamento da União Económica e Monetária, sendo a criação de um Fundo Monetário Europeu uma das propostas emblemáticas desse pacote.

A criação de um Fundo Monetário Europeu (FME) aconteceria através da conversão do atual Mecanismo Europeu de Estabilidade, que geriu vários programas de assistência financeira durante a crise do euro, numa nova instituição que deverá assumir essas e outras funções de apoio à resposta às situações de crise. A proposta da Comissão indica, também, que o novo FME deverá assumir o Fundo Único de Resolução, o segundo pilar da União Bancária.

“A criação de um verdadeiro Fundo Monetário Europeu é um tema decisivo para Portugal e para os países da periferia, mas também para o futuro do euro. Temos finalmente uma proposta em cima da mesa e o Parlamento Europeu dará o seu contributo para que a anunciada reforma do euro não seja uma oportunidade perdida”, afirma Pedro Silva Pereira.