home

António Costa reeleito secretário-geral do PS

António Costa reeleito secretário-geral do PS

António Costa: Pedro Marques está na política para reproduzir resultados

Realizaram-se ontem e hoje as eleições para o Secretário-geral do PS e para os delegados ao 22º Congresso Nacional do PS.

António Costa foi reeleito para a liderança socialista, de acordo com os resultados provisórios apurados pela Comissão Organizadora do Congresso.

António Costa obteve 96% dos votos enquanto Daniel Adrião conseguiu 4%.

Para o Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, Elza País obteve 90% dos votos.

Conhecidos estes resultados, numa curta declaração, António Costa agradeceu “a forma tão expressiva como renovaram a confiança” na sua liderança no Partido Socialista, a participação neste ato eleitoral e destacou a importância do debate que irá ter lugar no próximo congresso em torno dos quatro temas que serviram de base à sua candidatura, alterações climáticas, demografia, digitalização e desigualdades.

António Costa dirigiu também “uma saudação muito especial” ao Daniel Adrião” que com ele disputou estas eleições para o cargo de Secretário-geral do PS e também “a todos os delegados que formam eleitos e que estarão presentes no nosso congresso”.

O líder socialista destacou ainda a importância do próximo congresso, “um congresso que os portugueses aguardam com interesse pela capacidade que tenhamos de responder a quatro grandes desafios estratégicos que o país tem que enfrentar nas próximas décadas: o desafio das alterações climáticas, o desafio demográfico, o desafio que temos com a sociedade digital e esse desafio de sempre dos socialistas que é o combate contra as desigualdades”.

Para o também Primeiro-ministro, António Costa realçou que “ao mesmo tempo que temos de estar totalmente concentrados na execução do programa de governo, dia-a-dia até ao final da legislatura, temos também de ser capazes de pensar o futuro de forma a termos uma boa visão estratégica que enquadre o programa das eleições europeias do próximo ano e o programa eleitoral com que em outubro de 2019 nos apresentaremos de novo aos portugueses”.

Por fim, o agora reeleito Secretário-geral, deixou um apelo de mobilização e participação no próximo congresso, “queria apelar a uma grande mobilização para uma participação ativa no congresso”.

Descarregue o vídeo aqui.