home

Internacional Socialista condena subversão da ordem constitucional na Guiné-Bissau

Internacional Socialista condena subversão da ordem constitucional na Guiné-Bissau

A Internacional Socialista manifestou a sua firme condenação face à subversão da ordem constitucional na Guiné-Bissau, pelos militares, e denunciou a detenção do candidato presidencial Carlos Gomes Júnior, líder do PAIGC, partido membro da IS.

 

A Internacional Socialista demonstrou, igualmente, a sua preocupação com o paradeiro e com a segurança do Presidente Interino, Raimundo Pereira, bem como, com a situação de outros funcionários ilegalmente detidos, pelo que exigiu a libertação imediata dos mesmos.

Estes actos, que se desdobraram durante a noite passada e nas últimas horas, dão-se quando o país se prepara para a segunda volta das Eleições Presidenciais marcadas para o próximo dia 29 de Abril, nas quais o favorito é Carlos Gomes Júnior, em resultado de ter obtido uma vantagem substancial na primeira volta.

A Internacional Socialista exigiu o imediato restabelecimento da Democracia na Guiné-Bissau e exortou a Comunidade internacional e as Organizações Regionais a agirem, de forma decisiva, no apoio a um rápido retorno ao funcionamento normal das instituições democráticas do país.

Expressou, ainda, a sua total solidariedade com o povo da Guiné-Bissau que defende, hoje, a democracia no país e o PAIGC, partido membro da IS e actor central na vida democrática da nação.

O PS, através do seu Secretário Internacional, João Ribeiro, falou esta manhã com o Secretário-Geral da Internacional Socialista, Luis Ayala, informando da posição do partido em Portugal e apelando a uma rápida e enérgica posição da IS.