home

Comissão vai accionar fundo de solidariedade para Portugal

Comissão vai accionar fundo de solidariedade para Portugal

António Costa afirmou que os incêndios florestais motivaram hoje “uma atenção muito grande” no Conselho Europeu e revelou que quer o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, quer Jean-Claude Juncker destacaram a importância de se voltar a estudar um mecanismo europeu de Protecção Civil.

Em declarações após a primeira sessão de trabalhos do Conselho que decorre em Bruxelas, António Costa salientou que presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, “relembrou uma proposta antiga de criação de uma força europeia de Protecção Civil, que foi, aliás, objecto de trabalho durante presidência portuguesa em 2007”.

Além disso, acrescentou, o presidente do executivo comunitário “informou que tinha dado instruções para que a Comissão voltasse a esse tema, de forma a criar uma bolsa que desse capacidade de resposta em situações de excepção”.

“O presidente Juncker manifestou também a vontade de ser agilizado o Fundo Europeu de Solidariedade, de forma a evitar a enorme carga burocrática que sempre envolve a sua mobilização e, por outro lado, manifestou também a vontade de estudar aprofundadamente as questões relativas aos problemas estruturais da floresta portuguesa e, nesse sentido, encarregou a comissária [da Política Regional, Corina] Cretu de poder fazer um estudo sobre essa matéria”, disse.

Começando a conferência de imprensa por “transmitir aos portugueses as palavras de solidariedade” que lhe foram dirigidas “por todos os líderes europeus, em particular pelo presidente Juncker e pelo presidente do Conselho Europeu, (Donald Tusk)”, António Costa saudou o facto de a questão de uma “bolsa” europeia permanente ter “reentrado no ‘pipeline’ da Comissão”.

“Foi um tema que foi lançado por (Michel) Barnier há muitos anos, quando era comissário, teve um desenvolvimento grande de trabalho durante a nossa presidência (da UE) em 2007, mas depois não teve continuidade”, lamentou.

Recordando que, “ainda há poucos meses”, quando teve uma reunião de trabalho com o Presidente francês, no Eliseu, a questão foi debatida, ambos apresentaram iniciativas e Emmanuel Macron “em todos os Conselhos tem falado do assunto”, António Costa disse que hoje mesmo “falou naturalmente” sobre o assunto com o chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy, além de o presidente do Parlamento Europeu também ter falado expressamente da questão.

“Portanto é um tema que reentrou no pipeline da Comissão. Mas estamos numa fase muito prematura, em que a Comissão vai estudar de novo esse tema, e aquilo que o presidente Juncker comunicou ao Conselho é que tinha solicitado ao comissário que apresentassem o estudo à Comissão no prazo de um mês”, disse.