home

Portugal fecha o ano com o maior crescimento desde 2013

Portugal fecha o ano com o maior crescimento desde 2013

Segundo dados agora conhecidos, Portugal registou um crescimento de 1,9% do PIB no quarto trimestre de 2016, o maior em três anos, e regista, também neste período, um maior crescimento que a média Zona Euro e que o conjunto dos 28 Estados-membros da EU.

Na sua apreciação, o INE sinaliza que “esta aceleração do PIB resultou do aumento do contributo da procura interna, observando-se uma recuperação do investimento e um crescimento mais intenso do consumo privado”.

Estes dados estão em linha com a aceleração da economia que já vinha a registar-se no trimestre anterior em que o crescimento do PIB se situava em 1,6%, e são consistentes com a estimativas da Comissão Europeia que já tinha revisto em alta o crescimento do PIB português.

Segundo dados do Eurostat, na zona euro, no mesmo período de 2016, a economia cresceu 1,7% face ao período homólogo – quarto trimestre de 2015. Portugal apresenta assim um crescimento acima daquela média.

Também face ao conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE), o gabinete oficial de estatísticas da UE mostra que a economia portuguesa cresce acima da média daqueles países, que apresenta uma subida do PIB de 1,8% face ao quarto trimestre de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *