home

Turismo criou este ano 40 mil novos empregos em portugal

Turismo criou este ano 40 mil novos empregos em portugal

Este ano, o turismo está a bater recordes em termos de criação de riqueza, do número de turistas e está a bater recordes na criação de emprego, disse a secretária de Estado do Turismo, ao adiantar que em 2016 o sector terá criado 40 mil novos empregos.

Em Idanha-a-Nova, na quarta edição do Portugal Entre Gerações, Ana Mendes Godinho acrescentou que “pela primeira vez nos últimos seis anos, o turismo, em vez de estar a perder empregos, está a criá-los”.

Por outro lado, a governante referiu que há desafios para superar.

“Nos últimos cinco anos, 12% da população empregada no turismo perdeu-se. Houve uma grande perda no emprego do turismo. Neste momento, existe uma grande carência de pessoas qualificadas no setor”, disse, sublinhando que Portugal está a conseguir que o setor “se transforme numa atividade que acontece durante todo o ano e que gera emprego qualificado”.
Apesar da habitual perda sazonal de empregos no inverno, Ana Mendes Godinho apontou que, comparando com setembro de 2015, em setembro de 2016 há “mais de 30 mil pessoas a trabalhar em turismo”.

Ana Mendes Godinho destacou também o “fortíssimo investimento” que tem sido feito na última década, o que contribuiu para mudar o mapa turístico do país.

“Há dez anos, estava concentrado em três regiões e hoje começamos a alastrar”, recordou, reforçando que Portugal “está muito inclinado para o litoral, o que quer dizer que há imenso para fazer” no sentido de combater as assimetrias regionais.