home

Comemorações dos 20 anos da CPLP

Comemorações dos 20 anos da CPLP

A Assembleia da República assinalou hoje o 20º aniversário da criação da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, através de um conjunto de iniciativas que culminou com a evocação da efeméride, no plenário, por todos os grupos parlamentares.

O programa teve início com a realização de um seminário comemorativo, presidido por Eduardo Ferro Rodrigues, na Sala do Senado, que debateu, num conjunto de painéis temáticos, o futuro institucional da Comunidade, a promoção da língua e da cultura, e a dimensão da diplomacia económica.

Ainda no âmbito do programa comemorativo, foi inaugurada, no Andar Nobre da Assembleia, a exposição “Artistas Unidos contra a Fome”, que reúne o acervo de peças de arte doado por diferentes artistas plásticos dos Estados-membro da Comunidade, no âmbito da campanha “Juntos contra a Fome!”, iniciativa da CPLP e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A ideia de uma comunidade de países e povos que partilham a língua portuguesa, depois de vários passos que foram sendo dados na sua prossecução, foi concretizada a 17 de julho de 1996, em Lisboa, com a realização da cimeira de Chefes de Estado e de Governo que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Reunindo originalmente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, a Comunidade foi alargada em maio de 2002, quando Timor-Leste se tornou o oitavo país membro, e em 2014, com o processo de adesão da Guiné Equatorial.