home

“Humildade e Gratidão”

António Guterres expressou hoje ao Mundo a sua gratidão e humildade pela indicação para Secretário Geral das Nações Unidas.

Em declarações, hoje, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, dirigiu a sua gratidão a todos os Portugueses, cidadãos, partidos políticos, órgãos do Estado e tantos quantos lhe deram o ânimo e o apoio que tornaram possível esta escolha para Secretário Geral das Nações Unidas.

Agradeceu também ao Conselho de Segurança da ONU e aos seus membros pela confiança em si depositada, à Assembleia Geral e a todos os demais agentes internacionais que tornaram possível este momento. A este respeito destacou a forma como este processo decorreu de forma transparente, aberta e célere, o que muito credibiliza a organização.

Sobre o consenso e a unidade da decisão do Conselho de Segurança, António Guterres disse que essas qualidades demonstram capacidades que o órgão deve manter para seja possível abordar de forma atempada os muitos problemas que se manifestam no plano internacional.

Em seguida descreveu a humildade que sente por poder servir todos, na forma da comunidade internacional, em especial os mais vulneráveis, em torno dos quais se deve unir a ONU.

Disse também em destaque que a importante missão da ONU apenas poderá ser cumprida com o extraordinário empenho dos trabalhadores e entidades parceiras da organização, que tornam possível uma ação permanente e eficaz em todas as geografias.