home

Vasco Cordeiro quer reforçar o Complemento Regional de Pensão na próxima legislatura

Vasco Cordeiro quer reforçar o Complemento Regional de Pensão na próxima legislatura

O Presidente do PS/Açores adiantou, esta quarta-feira, a sua intenção de reforçar o valor do Complemento Regional de Pensão, o chamado “cheque pequenino”, na próxima legislatura.

Vasco Cordeiro que falava aos jornalistas, em Santa Maria, após visitar o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, explicou que este aumento deverá ser “pelo menos igual ou maior ao da legislatura que agora cessa”, de forma a “contribuir para a melhoria do rendimento dos idosos, para que possam fazer face às suas despesas”. A este propósito, o Presidente do PS/Açores recordou que, na última legislatura, o Complemento Regional de Pensão aumentou cerca de 10%, apoiando mais de 35 mil idosos Açorianos.

Vasco Cordeiro enfatizou a importância dos cuidados domiciliários, sublinhando que o PS pretende “até onde isso for possível, que se privilegie cada vez mais que os nossos idosos fiquem no conforto das suas casas, dos espaços a que estão habituados” e que tenham também “todo o devido apoio em termos de limpeza, higiene, medicação, todo um conjunto de serviços que nos cuidados domiciliários, que tem sido já desenvolvido e que pretendemos reforçar na próxima legislatura”. O líder dos socialistas Açorianos não esqueceu, também o “apoio aos cuidadores, aos familiares que têm ao seu cuidado idosos ou outros que estão numa situação de maior fragilidade”.

O Presidente do PS/Açores visitou também uma exploração agrícola de ovinicultura, salientando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no sentido de “valorizar a diversificação agrícola em Santa Maria”, ilha que tem já tradição na criação de ovelhas, numa “dupla vertente, de produção de carne e de leite”.

“Este é um trabalho que tem condições, resolvidas algumas questões que nos parecem importantes, de podermos transformar essa componente num fator acrescido de desenvolvimento da agricultura da ilha de Santa Maria”, realçou o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.