home

Vasco Cordeiro quer criar Agenda Regional para a Inovação

Vasco Cordeiro quer criar Agenda Regional para a Inovação

O Presidente do PS/Açores anunciou, esta quarta-feira, que pretende avançar na próxima legislatura com a criação de uma Agenda Regional para a Inovação.

Vasco Cordeiro falava num jantar-comício, na ilha das Flores, perante centenas de apoiantes, onde reafirmou que o PS quer “abraçar e vencer novos desafios para a Região”, como a “competitividade e a inovação, em todas as áreas que possam ajudar a criar mais riqueza, gerando mais emprego”.

O Presidente do PS/Açores explicou que, com esta Agenda, pretende “melhorar os serviços que são prestados aos Açorianos, ao nível das entidades públicas do Governo Regional”, mas também “criar sinergias, articular a cooperação entre o Governo dos Açores, associações empresariais, centros de conhecimento, de forma a reforçar as condições adequadas à transferência de conhecimento ao tecido económico, à inovação empresarial e à investigação aplicada, para que possam surgir cada vez mais produtos de valor acrescentado”.

Vasco Cordeiro realçou que o PS se apresenta a estas eleições “em nome e por causa do futuro”, recordando que nos últimos 4 anos, que foram particularmente desafiantes, “foi o PS/Açores que esteve ao lado das famílias e das empresas, trabalhando para criar soluções, lançando mão de todos os instrumentos que a Autonomia nos permite, para criar as condições para que as famílias e as empresas pudessem enfrentar e sair dessa tormenta que vivemos o melhor possível, sem deixar ninguém para trás”.

O líder dos socialistas Açorianos lamentou que haja “partidos que parecem estar zangados com o passado, ou porque há 20 anos que não conseguem ganhar eleições regionais, ou porque nos últimos 4 anos perderam todas as eleições a que concorreram e em que apresentaram listas” ou até porque “os Açorianos decidiram dar o seu voto e a sua confiança ao PS ao longo destas 5 eleições”.

Referindo-se concretamente à ilha das Flores, Vasco Cordeiro preconizou a “reestruturação da fábrica da Cooperativa Ocidental, apoiando o aumento da produção de leite”, mas também “estabelecendo critérios diferenciados que possam ter em conta a realidade em termos de apoio através projetos por fundos comunitários”. O Presidente do PS/Açores sublinhou a importância de “incentivar a diversificação agrícola” de forma a “reduzir a dependência do exterior”.

O PS pretende “melhorar a competitividade no setor das pescas na ilha das Flores, com a construção, após a conclusão da primeira fase, do molhe sul do Porto de Poças, conforme a solução testada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil”, especificou. Vasco Cordeiro defendeu, ainda, a “dinamização dos tipos de turismo que possam valorizar a ilha das Flores, como é o caso dos trilhos pedestres ou do Cannyoning”.

Sobre o ato eleitoral do próximo dia 16 de outubro, Vasco Cordeiro rejeitou que o PS já tenha ganho estas eleições e lembrou que só contam os votos que entrarem na urna, naquele dia.

“Alguns dizem que o PS já ganhou estas eleições. Esta desvalorização do ato eleitoral do dia 16 de outubro é o pior ataque, a pior ferida que se pode inflingir à nossa Democracia e à nossa Autonomia. Dia 16 de outubro é preciso que todos vamos votar, para dar mais força ao PS e dar mais força aos Açores”, frisou Vasco Cordeiro.

In PS/Açores