home

Lei aprovada pela maioria de esquerda já impediu despejo de mais de 1200 famílias

Lei aprovada pela maioria de esquerda já impediu despejo de mais de 1200 famílias

Socialistas insistem em suspensão de penhoras

Desde a sua entrada em vigor, em maio deste ano, o diploma aprovado por PS, BE, PCP e PEV, que veio impedir a venda de habitação própria e permanente em processos de execução fiscal, já protegeu 1210 famílias, impedindo que fossem despejadas das suas casas.

“Tendo em atenção a necessidade de dar imediato cumprimento às restrições impostas à venda coerciva de imóveis destinados exclusivamente a habitação própria e permanente do devedor ou do seu agregado familiar, quando efetivamente afetos a esse fim, desde o passado dia 23 de maio do corrente foram suspensos 1210 procedimentos de venda de prédios urbanos”, revelou o Ministério das Finanças.

A medida, que mereceu o voto favorável de toda a esquerda parlamentar, a abstenção do CDS e o voto contra do PSD, introduziu a proibição da venda de habitação própria de contribuintes com dívidas de impostos, assegurando o princípio da proteção da morada de família.

O regime de proteção foi também aplicado a processos de execução que estavam já pendentes no momento da sua entrada em vigor, obrigando a autoridade fiscal à filtragem e revisão da sua afetação, alargando ainda o leque de possibilidades para que os contribuintes devedores regularizassem a sua situação fiscal, à medida das suas possibilidades financeiras.

Recorde-se que esta medida correspondeu a um compromisso assumido pelo Partido Socialista perante os portugueses, traduzido num diploma legal trabalhado em conjunto com os outros grupos parlamentares da maioria de esquerda no Parlamento, assegurando a proteção do direito à habitação e defendendo as famílias portuguesas.

In Acção Socialista