home

“Azores Air Center poderá gerar riqueza e emprego na Terceira”

“Azores Air Center poderá gerar riqueza e emprego na Terceira”

O Presidente do PS/Açores defendeu este sábado que o projeto do Azores Air Center, que assentará na investigação e no conhecimento, e que se afigura como um grande projeto científico internacional no domínio, entre outros, da oceanografia, da climatologia, será um importante contributo para gerar um novo setor de criação de riqueza e de geração de emprego na Terceira.

Vasco Cordeiro discursava num jantar-comício na Praia da Vitória, perante uma plateia de mais de 1.400 apoiantes, num evento onde marcaram também presença o cabeça de lista pela Terceira, Sérgio Ávila, o mandatário regional, e Presidente nacional do PS, Carlos César e o Secretário-Geral socialista, António Costa.

O líder dos socialistas Açorianos realçou o papel que o “Governo dos Açores desempenhou na defesa da ilha Terceira nos últimos quatro anos”, que foram “particularmente difíceis”, defendendo os “direitos dos trabalhadores e dos Terceirenses, quando os norte-americanos decidiram reduzir o seu contingente militar na Base das Lajes”.

Vasco Cordeiro criticou aqueles que agora atacam o Governo da República encabeçado por António Costa, recordando que este “já fez bem mais pelos Açores em cerca 10 meses de governo, do que aquilo que outros fizeram em cinco anos, pela nossa Região”.

O Presidente do PS/Açores realçou o “grande passo” que vai ser dado pelo executivo nacional, na “ajuda à presença das companhias aéreas Low Cost, também na ilha Terceira”.

Vasco Cordeiro lembrou que foi o Governo da República de António Costa que “aumentou para 9 meses o período de insenção em 50% no pagamento da Segurança Social, para os agricultores”, e sublinhou que o Governo de António Costa “na divisão de verbas que nos chegaram da União europeia, respeitou a importância que a agricultura e que o setor leiteiro dos Açores têm no setor nacional, atribuindo um montante de verbas correspondente aos produtores Açorianos”, medidas que ascendem a mais de 2 milhões de euros, tendo também assumido “como sua, a defesa de um envelope adicional do POSEI, junto da União Europeia, para fazer face ao problema das quotas leiteiras”.

“E ainda há partidos que dizem que o Governo da República do PS trata mal os agricultores Açorianos. É ocasião para perguntar: trata mal os Açorianos? Onde estavam eles quando nas calamidades de 2013, o Governo da República anterior, do seu partido, nos bateu com a porta na cara quando pedimos ajuda? Onde estavam esses que agora falam mal do Governo da República do PS? Onde estavam quando o governo deles sempre rejeitou assumir o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira como guia para ajudar a resolver a questão da Base das Lajes? Como têm eles coragem de criticar o governo de António Costa, quando este disse logo desde a primeira hora: se é esta a proposta do Governo dos Açores, é isto que vamos defender e é isso que vamos fazer”, lembrou o líder dos socialistas Açorianos.

Vasco Cordeiro advertiu que o “PS/Açores não recebe lições de outros partidos, em termos de defender a Autonomia junto do Governo da República, ou em termos de defender os Açores na República.

“Estas eleições não estão ganhas. Decidem-se no próximo dia 16 de outubro e não ir votar é desvalorizar a participação democrática dos Açorianos. Esta é a hora do toca a rebate pela nossa democracia, da mobilização de todos para votar no PS, porque a força de uma grande vitória do PS será também a força da nossa Autonomia, a força dos Açores”, frisou Vasco Cordeiro.