home

“É o diabo quando os mitos não resistem à realidade”

“É o diabo quando os mitos não resistem à realidade”

Decorre agora, no Parlamento, o debate quinzenal sobre as linhas orientadoras das grandes opções do plano para 2017 e António Costa, na desconstrução daquilo que tem sido o argumentário da direita, é peremptório: “É o diabo quando os mitos não resistem à realidade”.

O primeiro-ministro desmontou os “mitos” que a oposição tem explorado, assegurando que, ao contrário do que é dito, o país está a crescer mais, a exportar mais e há mais investimento do que em 2015.

António Costa começou por explicar o mito que têm tentado criar em torno do crescimento lembrando que “o crescimento desacelerou em todo o segundo semestre de 2015 e que desde o início deste ano tem vindo a recuperar, ainda sem o ritmo ambicionado, o que demonstra uma inversão de tendência face àquilo que nos deixaram”.

pib

PIB – variação em cadeia

António Costa prosseguiu e desconstruiu o mito das exportações “que tanto gostam de alimentar” porque “comparando as exportações do tempo do seu governo [PSD/CDS] durante 2015 com as exportações ao longo deste ano (a preços constantes) o que se pode verificar é que as exportações ao longo deste ano têm vindo a aumentar relativamente aquilo que era o nível do ano passado.
O Secretário-geral do Partido Socialista reforçou ainda dizendo que “que as exportações têm continuado a subir não obstante as quedas extraordinárias que têm tido em mercados muito relevantes como o Angolano”.

Os três mitos

Exportação de bens e serviços (Preços constantes)

Para rebater outro mito que tem servido de argumentário à direita, a questão do investimento, o líder do executivo afirmou que “há um terceiro mito de que a oposição gosta de falar e que é a de que esta maioria têm afugentado o investimento”, algo que não corresponde à verdade. Efetivamente, “desde que este governo tomou posse que o investimento tem vindo a recuperar” em contraponto ao que vinha a acontecer “ao longo do final da vossa governação”.

20160922_ar_ac_deb15_02

Investimento – Variação em cadeia

António Costa, ainda sobre o investimento, aproveitou a oportunidade para se referir ao investimento de sociedades não financeiras, que ao longo do ano de 2015 “foi sempre a diminuir, sendo mesmo negativo, e é positivo desde então”.

20160922_ar_ac_deb15_01

Formação bruta de capital das sociedades não financeiras (variação em cadeia)

(Última atualização às 17h42)