home

Cultura, Ciência e Educação são eixos fundamentais para desenvolver o país

Cultura, Ciência e Educação são eixos fundamentais para desenvolver o país

O primeiro-ministro, António Costa, visitou hoje a Mostra Nacional de projetos do prémio Ciência na Escola, que decorreu na Escola Secundária do Pinhal Novo, em Palmela, tendo destacado a aposta na cultura, na ciência e na educação como eixos fundamentais para o desenvolvimento do país.

Acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, foi com “orgulho e emoção” que António Costa afirmou ter constatado o “trabalho meritório” realizado por centenas de jovens e professores envolvidos nos projetos a concurso, sublinhando que esta é uma iniciativa que contribui para “uma escola melhor”.

“Nós só vamos a algum lado se houver mais conhecimento e para haver mais conhecimento são essenciais duas coisas: cultura e ciência. E se juntarmos à cultura e à ciência com uma terceira, a educação, é o que permite difundir esse conhecimento acessível a todos os cidadãos”, afirmou o líder do Executivo socialista.

“Com o conhecimento acessível a todos os cidadãos, nós podemos vir a ter um país mais desenvolvido, porque um país só se desenvolve hoje se puder inovar, se puder fazer coisas novas, coisas que gerem maior valor, porque só produzindo maior valor nós temos mais empresas, mais postos de trabalho, mais riqueza distribuída por todos”, reforçou António Costa.

O prémio Ciência na Escola, que vai na sua 13ª edição, é promovido pela Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação. A iniciativa, que se tem vindo a consolidar, abrangendo projetos oriundos de escolas de todo o país, tem por objetivo lançar, logo após a abertura do ano escolar, um concurso de ideias para projetos de natureza científico-pedagógica nas diversas áreas científicas e multidisciplinares. A edição de 2015/2016 teve como tema “A ciência e tecnologia ao serviço de um mundo melhor”.

In Acção Socialista